A História de Tia Ciata

⭐ 1854 (Santo Amaro da Purificação – Bahia)
✝️ 1924

Hilária Batista de Almeida, conhecida como Tia Ciata foi sambista e mãe de santo brasileira. Considerada por muitos como uma das figuras mais influentes para o surgimento do Samba carioca. 

 

Nascida na Bahia, em 1854, levou, aos 22 anos, o samba de roda para o RJ. 

 

Foi a mais famosa das tias baianas (na maioria ialorixás do Candomblé que deixaram Salvador por causa das perseguições policiais) do início do século.

 

Foi iniciada no candomblé em Salvador

por Bamboxê Obiticô e era filha de Oxum.

Também ficou marcada como uma das principais animadoras da cultura afro-brasileira, sobretudo na região central carioca. 

 

Em sua casa na Praça Onze, onde os sambistas se reuniam, foi criado o 1° samba gravado em disco – “Pelo Telefone”- , uma composição de Donga e Mauro de Almeida.

 

Tais reuniões traziam diferentes compositores e figuras da noite carioca, como Hilário Jovino Ferreira, Donga, Sinhô

e João da Baiana, para os saraus.

Tia Ciata tornou-se a grande dama das comunidades negras no Brasil pós-abolição e uma das principais incentivadoras do samba depois de abrir as portas de sua casa para reuniões de sambistas pioneiros quando a prática ainda era proibida por lei.

A casa da Tia Ciata na Praça Onze era tradicional ponto de encontro de personagens do samba carioca, tanto que nos primeiros anos de desfile das escolas de samba, era “obrigatório” passar diante de sua casa.

 

A repressão da polícia também era comum, porém Tia Ciata era curandeira conhecida das autoridades. 

 

Conta-se que ela teria ajudado o então presidente da República, Wenceslau Brás, com um machucado na perna que não cicatrizava.

 

Ciata fez de sua vida um trabalho constante, tornado-se com as outras tias baianas, a iniciadora da tradição das baianas quituteiras no Rio deJaneiro, com suas vistosas roupas, colares e pulseiras, desenvolvendo uma atividade cercada por forte fundamento religioso.

 

A casa e a figura da tia Ciata tornam eixo central da Pequena África no RJ. Esse grupo de origem baiana se constituía numa elite dando abrigo, comida e proteção aos sambistas.

 

Falar de Samba é falar de Tia Ciata!

 

Fontes:  Wikipédia /Site biográfico Tia Ciata

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.