A História de Natal da Portela

⭐ 31 de Julho de 1905 (Rio de Janeiro – RJ)
✝️  5 de Abril de 1975 (Causa: Problemas de Saúde)

Natalino José do Nascimento, mais conhecido como Natal da Portela, foi um bicheiro brasileiro, muito conhecido por sua atuação na escola de Samba Portela.

 

Nascido em SP ainda criança mudou-se com a família para o RJ. O garoto Natal era terrível, não parava em escola alguma, vivia sendo expulso.

 

Desde a juventude, Natalino sempre teve uma forte atuação na quadra da escola, uma vez que a agremiação foi fundada na casa de seu pai.

 

Ainda jovem, Natalino começou a trabalhar na Central do Brasil, onde mais tarde ocorreria o mais grave acidente de sua vida – Natalino teve o braço direito amputado.

 

Mas, a ausência do braço direito não deixou Natal incapacitado de atuar na sua escola de coração, mesmo sem compor um único Samba de enredo.

 

Carioca de corpo e Alma, Natal era um valente. Não um valente como tantos outros existentes, mas um valente único. Um homem que deixou sua marca na história do Samba carioca, na história da cidade do Rio, na história da mais carioca das contravenções: o jogo do bicho.

 

Natal transformou-se em “bicheiro” e passou a patrocinar a Portela, tornando-a a 1a escola de Samba a ter um bicheiro como patrocinador.

Com o tempo, Natal conquistou respeito e admiração na comunidade e, além disso, passou a representar a escola em todos os lugares onde era requisitado.

 

Seu Natal, como era carinhosamente chamado, era apaixonado por futebol, e através de um convite aceitou ser dirigente do Madureira. O clube se encontrava em situação financeira terrível e com o seu dinheiro o clube reergueu-se.

 

Sua simpatia e humildade fizeram com que o então ministro das relações exteriores, 

Negrão de Lima, levasse a agremiação ao Palácio do Itamaraty para se apresentar a Duquesa de Kent em 1959.

 

Natal dizia que se tivesse dois braços seria covardia!

 

Após sua morte, a agremiação decidiu elegê-lo presidente de honra da Portela em homenagem póstuma.  

 

Hoje seria aniversário dessa figura ilustre do Samba carioca.

 

Fontes: Filho de Jorge – Blog / Wikipédia

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.