A História de Besouro

⭐ Santo Amaro, Bahia, 1895.
✝️ Santo Amaro, Bahia, 24 de julho de 1924

Manoel Henrique Pereira, mais conhecido como Besouro Mangangá foi um capoeirista baiano que no início do século XX tornou-se o maior símbolo da capoeira baiana.

 

Sua fama chegou ao nível nacional a partir dos anos 1930 e, com a expansão da capoeira para outros continentes, internacionalizou-se.

Natural do recôncavo baiano viveu naquela região, em um período nas florescências dos canaviais, tinham importante papel no cenário produtivo.

 

Manoel Henrique que, desde cedo, aprendeu os segredos da capoeira com o Mestre Alípio, e foi batizado como Besouro Mangangá (besouro venenoso).

 

O “apelido” veio por causa da crença de muitos que diziam que quando ele entrava em alguma embrulhada e o número de inimigos era grande demais, sendo impossível vencê-los, então ele se transformava em besouro e saía voando.

 

Várias lendas surgiram em torno de Besouro para justificar seus feitos. A principal atribui-lhe o “corpo fechado” e que balas e punhais não podiam feri-lo.

 

Diziam que Besouro era um negro alto e muito forte e na capoeira possuia uma agilidade sem igual. Era um exímio jogador de capoeira, assim como o manejo do facão e da navalha.

 

As circunstâncias de sua morte são contraditórias. Há versões que afirmam que Besouro morreu em um confronto com a polícia; outras, que foi traído, com um ataque de faca pelas costas (uma faca de “tucum” um tipo de madeira – tida como a única capaz de matar alguém de corpo fechado).

 

Uma adaptação cinematográfica da história de Besouro, dirigida por João Daniel Tikhomiroff, estreou no Brasil no dia 30 de outubro de 2009. Besouro foi interpretado por Ailton Carmo.

 

Devido aos seus supostos poderes Besouro Mangangá tornou-se um personagem 

mitológico para os praticantes da capoeira, tendo sua identidade relacionada aos valentões, capadócios, bambas e malandros.

 

A história de Besouro foi criada em torno a toda situação de injustiças vividas por ele como negro, pobre e capoeirista. Na Bahia, a Wakanda brasileira, Besouro foi o Pantera Negra que todo brasileiro deveria conhecer.

 

Viva a cultura brasileira!

 

Fontes: Wikipédia / Boneca Pretta

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.