A História de Serginho Procópio

⭐ Rio de Janeiro, 5 de Dezembro de 1967.

Criado nas Rodas de Choro, levado por seu avô, Abel Luiz atua no cenário musical como compositor, arranjador, diretor musical e multi-instrumentista.

Em sua carreira, já se apresentou ao lado de artistas como Délcio Carvalho, Dona Ivone Lara, Almir Guineto, entre outros. 

É um dos fundadores do Samba do Trabalhador, participando como músico, arranjador e compositor do primeiro CD e DVD do mesmo. 

Faz a coordenação musical do Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana, o primeiro no Brasil e no Mundo, a ações de reunir cultura, carnaval, território e saúde mental, ao longo de seus 20 anos de atividade.Sérgio Procópio da Silva conhecido como Serginho Procópio é um cantor, compositor, 

cavaquinista e dirigente de Carnaval brasileiro.

Filho de cavaquinista da velha-guarda da Portela, foi criado nas rodas de samba acompanhando o pai.

Nascido em Jacarepaguá/RJ, passou a sua infância em Marechal Hermes. Aos 15 anos, se dediquei à igreja chegando a participar de grupos de jovens, chegando inclusive a entrar no seminário para tentar ser padre.

Já o talento com o Samba vem desde nascença. O avô tocava chorinho e o pai ligado à Portela tocava samba com o Candeia, que inclusive lhe deu o seu 1° cavaquinho. Esse “pessoal” frequentava a sua casa e ele cresceu no meio deles.

Embora fizesse parte da igreja, nunca abandonou o cavaquinho. Inclusive, mesmo no seminário, incluía sambas do Luiz Carlos da Vila como tema de meditação.

Entendendo que não tinha vocação para o sacerdócio, lá pelos 20 anos, tentou estudar filosofia e economia, mas decidiu de dedicar integralmente à música.

Isso porque já estava tocando com artistas como Agepê e outros. Passou a estudar música com o Paulão 7 Cordas que hoje é o maestro da banda do Zeca Pagodinho.

“Os meus primeiros parceiros foram Argemiro da velha guarda e Marquinhos Diniz (filho do Monarco). Depois fiz parceria com o Zeca Pagodinho que inclusive gravou a minha primeira música, Mafuá de Iaiá”.

Membro da velha guarda da Portela desde o falecimento de seu pai, Osmar do Cavaco, Serginho, além de sua carreira com sambas de meio de ano, também participou diversas vezes de eliminatórias de samba enredo internas da escola de samba.

Em 2013 foi eleito presidente da G.R.E.S. Portela, cargo que assumiu e teve o compositor portelense Monarco como presidente de honra.

Já compôs cerca de 1000 sambas sozinho e em parceria, sendo que pelo menos 200 foram gravados, inclusive por Zeca Pagodinho.

“Talarico, ladrão de mulher”, “Alô, mundo”, “Vem me dar um beijo”, “Me deixa”, “Paixão de um velho cais” e “Encaixe perfeito” são exemplos de sucessos desse artista.

 

Fonte: Dicionário Cravo Albin / Wikipédia / Bafafa

🌐

Acompanhe o(a) artista:

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

Na Casa do Procópio

Live Azul e Branco da Portela

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.