Viradouro

Viradouro é uma escola de samba da cidade de Niterói, mas que há muitos anos participa do Carnaval da cidade do RJ.

Foi campeã do Grupo Especial 2 vezes em 1997 e 2020.

São símbolos da agremiação uma coroa com ramos de folhas e um aperto de mãos interracial. A Viradouro foi fundada com as cores azul e rosa, no dia de São João Batista, padroeiro da cidade de Niterói. Por isso, o santo também foi escolhido para ser o padroeiro da agremiação.

A fábrica de tecidos Matarazzo fabricava tecidos em cetim na tonalidade usada pela Viradouro. Com o fechamento da fábrica, a escola teve que recorrer a fornecedores diferentes e começou a ter dificuldades para encontrar quantidade suficiente de tecidos na mesma tonalidade para seus desfiles. Naquela época, havia respeito às cores originais da escola e os adversários chegaram a acusar a Viradouro de desfilar com roupas e alegorias reaproveitadas de anos anteriores. Sentindo que as notas dos jurados começavam a refletir esse pensamento, a diretoria da escola decidiu, após o carnaval de 1970, trocar as cores azul e rosa. E assim, adotou as cores vermelho e branco.

 

A Portela é a escola-madrinha da Unidos do Viradouro.

Em 2020 desenvolveram o enredo “Viradouro de Alma Lavada”, que exaltou a história das Ganhadeiras de Itapuã. Com uma apresentação impecável e um samba-enredo que levantou o público das arquibancadas da Sapucaí, principalmente pelo refrão “Ó, mãe! Ensaboa, mãe! Ensaboa pra depois quarar”, a escola conquistou o título de campeã do carnaval carioca depois de 23 anos.

🌐

Acompanhe a agremiação:

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

2020

1997

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.