Portela

A Portela detém o posto de maior campeã do carnaval do RJ, com 22 títulos. Essa marca inclui um heptacampeonato e um tetracampeonato.

É carinhosamente chamada de “A Majestade do Samba” e forma, juntamente com a Deixa Falar e a Mangueira, a tríade das escolas fundadoras do carnaval carioca.

Teve pelo menos outros dois nomes (“Quem Nos Faz É O Capricho” e “Vai Como Pode”). Foi a primeira escola a introduzir uma alegoria; apresentou aquele que é considerado o primeiro samba de enredo, além de levar ao desfile fantasias totalmente enquadradas ao enredo. Também introduziu a comissão de frente.

Além da relevância para o carnaval carioca, a Portela firmou-se como um dos grandes celeiros de grandes compositores do samba, comprovado por sua ativa e tradicional Velha Guarda.

 

Entre bambas portelenses destacam-se além dos fundadores Paulo da Portela e Antônio Rufino, os sambistas Aniceto, Manacéa, Casquinha, Candeia, Zé Ketti, Wilson Moreira, João Nogueira, Monarco, Clara Nunes, Noca da Portela, Paulinho da Viola, Zeca, entre outros.

A Portela foi agraciada, em 2001, com a Ordem do Mérito Cultural.

A quadra da escola em Madureira, é um dos grandes pontos culturais do Rio e recebe visitações e eventos o ano inteiro. A bateria da Portela (Tabajara do Samba) é uma das mais respeitadas do Brasil.

🌐

Acompanhe a agremiação:

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

1984

Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.