A História de Adoniran Barbosa

⭐ 6 de Agosto de 1912 (Valinhos – SP)
✝️ 23 de Novembro de 1982 (Causa: Enfisema Pulmonar)

Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato, foi um compositor, cantor, comediante e ator brasileiro. Rubinato representava em programas de rádio diversas personagens, entre as quais, Adoniran Barbosa, que acabou por se confundir com seu criador dada a sua grande popularidade.

Adoniran ficou conhecido nacionalmente como o pai do Samba feito em São Paulo.

“Saudosa Maloca” foi seu 1° sucesso como compositor. “Trem das Onze” é mais uma de suas músicas que retrata o cotidiano das camadas mais pobres da população urbana.

Nasceu em Valinhos/SP. Filho de imigrantes italianos. Ainda jovem mudou-se para a Santo André, na grande São Paulo, onde começa a trabalhar para ajudar a família.

Na capital paulista participa de programas de calouros no rádio. É convidado para atuar na Rádio Record, onde trabalhou por mais de trinta anos como ator cômico, discotecário e locutor.

Nos anos 50, compõe o primeiro sucesso, “Saudosa Maloca” (1951), gravado pelo conjunto Demônios da Garoa. Em seguida lança outras músicas, como “Samba do Arnesto” (1953), “Abrigo de Vagabundo” (1959) e a famosa “Trem das Onze” (1964).

 

Em suas obras, retrata o cotidiano das camadas pobres da população urbana e as mudanças causadas pelo progresso.

 

Para isso, faz uso da maneira de falar dos moradores de origem italiana de alguns bairros paulistanos, como Barra Funda e Brás.

 

Uma de suas últimas composições foi “Tiro ao Álvaro”, gravada por Elis Regina em 1980.

 

Adoniran entrou para a história da MPB como um dos maiores nomes da cultura e da produção artística de SP, um originalíssimo cronista musical da vida de sua cidade. Foi apelidado de “Noel Rosa paulista”.

 

Hoje na data de seu aniversário saudamos o grande Adoniran Barbora.

 

Fonte: Wikipédia / Ebiografia / Musica Brasilis org

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

Trem das Onze:

Tiro Ao Álvaro:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.