A História de Zé Keti

No dia 16 de setembro, celebramos o centenário de uma das maiores figuras do Samba: Zé Kéti. E como 100 anos de história não podem ficar sem homenagem, hoje, viemos rememorar “A Voz do Morro”.

 

Cantou e compôs o Samba, as favelas, a malandragem e seus amores. 

 

Nasceu no bairro de Inhaúma, José Flores de Jesus, em 16 de setembro de 1921. 

 

Em 1924, foi morar em Bangu na casa do avô, flautista e pianista, que costumava promover reuniões musicais em sua casa, das quais participavam nomes famosos da música, como Pixinguinha. 

 

Filho de um marinheiro que tocava cavaquinho, cresceu com muita música ao redor. 

 

Mudou-se para Bento Ribeiro e passou a freqüentar a Portela. Em 1945, entrou para o grupo de compositores da Escola.

Em 1946, “Tio Sam no Samba” foi seu 1° Samba gravado. Em 1951, obteve seu 1° sucesso com o Samba “Amor passageiro”. Em 1955, seu Samba “A voz do morro”, fez enorme sucesso.

 

No ano de 1962 idealizou o conjunto “A Voz do Morro”, do qual participou e que ainda contava com Elton Medeiros, Paulinho da Viola, Nelson Sargento, dentre outros.

 

Em 1964, participou do espetáculo “Opinião”, ao lado de João do Vale e Nara Leão, que o levou ao concerto que tornou conhecidas suas canções. Logo em seguida, lançou “Acender as velas”, considerada uma de suas melhores composições até hoje.

 

Também em 1964, gravou a música “Nega Dina”. Nessa época, recebeu o troféu Euterpe como o melhor compositor carioca e, juntamente com Nelson Cavaquinho, o troféu O Guarany, como melhor compositor brasileiro.

 

Foi responsável pela revitalização do Samba, na época em que surgiu a bossa nova.

 

Devido seu temperamento tímido, Zé Quietinho ou Zé Quieto eram os seus apelidos de infância. Aí Zé Quietinho virou Zé Kéti.

 

Muito obrigado por tudo, mestre!

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

Acender As Velas:

Leviana:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.