A História de Waldir Azevedo

Waldir Azevedo foi músico e compositor brasileiro, mestre do cavaquinho e autor dos choros “Brasileirinho”, “Delicado” e “Pedacinhos do Ceu”.


Waldir Azevedo foi um pioneiro que retirou o cavaquinho de seu papel de mero acompanhante no choro e o colocou em destaque como instrumento de solo, explorando de forma inédita as potencialidades do instrumento.


Nasceu em família pobre na cidade do RJ, no bairro da Piedade, e passou a infância e a adolescência no bairro do Engenho Novo.


Manifestando interesse em música ainda criança, Waldir conseguiu comprar uma flauta transversal aos 7 anos de idade, depois de juntar dinheiro capturando passarinhos e vendendo-os. 


No carnaval de 1933, aos 10 anos de idade, apresentou-se em público pela 1a vez, como flautista, tocando “Trem Blindado”, de João de Barro.

Já adolescente, acabou por trocar a flauta pelo bandolim. Pouco tempo depois trocou o bandolim pelo cavaquinho, instrumento que deixou de lado quando o violão elétrico ganhou projeção no Brasil.

 

Durante a década de 1950 fez grande sucesso com composições como “Brasileirinho”, “Pedacinhos do Céu”, “Chiquita” e “Vê Se Gostas”, e as composições de Waldir o projetaram internacionalmente.

 

Como uma grande estrela não pode se apagar essa é a nossa homenagem a esse grande pioneiro da nossa música. Todo cavaquinho é de Azevedo!

 

Salve, Mestre Waldir!

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

Brasileirinho:

Delicado:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.