A História de Tom Jobim

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, mais conhecido pelo seu nome artístico, Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista.

 

É considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira pela revista Rolling Stone e um dos criadores do movimento da bossa nova, com sua música e melodia, ao lado da letra e poesia de Vinicius de Moraes e da voz e violão de João Gilberto.

 

Filho de um diplomata gaúcho e de uma dona de casa fluminense, Jobim nasceu na rua Conde de Bonfim, no bairro da Tijuca. 

 

Mudou-se com a família no ano seguinte para Ipanema, onde foi criado. 

 

A ausência do pai durante a infância e adolescência lhe impôs um contido ressentimento, desenvolvendo no maestro uma profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico, transferido peculiarmente para as construções harmônicas e melódicas. 

 

Tocava em bares e boates em Copacabana, até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental. 

 

Ainda nos anos 50, com Vinicius de Moraes, Tom Jobim produziu as canções para a peça Orfeu da Conceição e, posteriormente, para o filme Orfeu do Carnaval ou Orfeu Negro.

Em 1963 compôs, com Vinícius, um dos maiores sucessos e possivelmente a canção brasileira mais executada no exterior: Garota de Ipanema. 

 

Nos anos de 1962 e 1963 a quantidade de “clássicos” produzidos por Tom é impressionante: Samba do Avião, O Morro Não Tem Vez. E por aí vai.

 

Em 1964, competindo com os Beatles, os Rolling Stones e Elvis Presley, Tom Jobim ganhou o Grammy de Música do Ano com a “Garota de Ipanema”.

 

Tom desejava intensamente que sua música fosse cantada pelo povo no cotidiano.

 

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro foi renomeado Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antônio Carlos Jobim junto ao Congresso Nacional por uma comissão de notáveis, formada por Chico Buarque, Oscar Niemeyer, João Ubaldo Ribeiro, Antônio Cândido, Antônio Houaiss e Edu Lobo, criada pelo crítico Ricardo Cravo Albin.

 

Com as obras de Tom, a música brasileira experimentou uma projeção internacional inédita, rigorosamente sem precedentes e definitiva.

 

Obrigado, Tom Jobim!

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

The Girl From Ipanema:

Águas de Março:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.