A História de Monarco

Hildemar Diniz, o Monarco, é um cantor e compositor brasileiro. Baluarte e presidente de honra da Portela. Foi discípulo de Paulo da Portela.


Carioca nascido no bairro de Cavalcante, mas ainda criança mudou-se para Oswaldo Cruz, subúrbio do Rio e bairro de origem da Portela. 


Àquela época teve de perto contato com os sambistas da escola, integrando blocos e compondo sambas ainda pequeno. 


Também foi nessa época que surgiu o apelido, Monarco. Em 1950 foi convidado a integrar a ala de compositores da Portela, onde mais tarde viria a se tornar líder da velha guarda. Também foi diretor de harmonia da escola.


Seu 1° disco solo foi lançado em 1976, com temas como “O Quitandeiro” (com Paulo da Portela) e “Lenço” (com Francisco Santana). Em 1995, Monarco tem o CD A Voz do Samba lançado no Japão. 


Em 1999 a cantora Marisa Monte convidou Monarco e a Velha Guarda da Portela para o CD Tudo Azul, de sua produção, que contou com participação de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho.

Em 2010, Monarco gravou seu primeiro DVD – “Monarco: A Memória do Samba”, no RJ. 

 

Assim como o documentário “Mistério do Samba”, esse projeto se pretende como um registro para a história da tradição do Samba.

 

Em 2015, seu álbum Passado de Glória – Monarco 80 anos foi premiado no 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Álbum de Samba. 

 

E em 2019, seu álbum “De Todos os Tempos,” foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode.

 

Pai do também cantor e compositor Mauro Diniz e avô da cantora Juliana Diniz, Monarco se confunde com a própria história do Samba carioca.

 

Obrigado, Mestre!

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

Pot-Pourri:

Volta:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.