A História de Mestre Marçal

Nilton Delfino Marçal ou Mestre Marçal, foi um percurssionista, mestre/diretor de bateria, compositor e cantor brasileiro.


Um dos maiores nomes do Samba, não recebeu o “título” de Mestre à toa: Mestre Marçal.


Nascido no subúrbio carioca de Ramos em 1930, e com pouca formação escolar, cresce no meio musical, convivendo com compositores famosos. O menino Nilton conviveu com o Samba desde sempre. 


O pai foi nome de peso. O consagrado compositor Armando Marçal, famoso por fazer músicas com outro importante compositor, Alcebíades Barcellos, o Bide.


Aos 7 anos de idade, Nilton já tocava tamborim e desfilava no Recreio de Ramos – hoje Imperatriz Leopoldinense. 


No mesmo período, além da cuíca do pai, tocava outros instrumentos de ritmo, como surdo, agogô, pandeiro, ganzá e caixa.


Do tamborim, passou para a cuíca. Aprendeu praticamente todos os instrumentos de percussão. Virou Mestre. 

Na década de 1940, inicia carreira como cantor. 

 

Em 1960, comanda a bateria da Escola de Samba Portela e segue a carreira no Império Serrano e na Unidos da Tijuca. Após esse período, Marçal fez trabalhos como cantor e comentarista dos desfiles de Escolas de Samba, pela Rede Manchete.

 

Bem-humorado, malandro e de bem com a vida, Mestre Marçal também se notabilizou por frases engraçadas, como “Trata de ti.” 

 

Toma banho na sua piscina, mas não esvazia a minha bacia” e “Não quero saber o preço da banha, quero é comer engordurado”.

Valeu, Mestre!

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

Pot-Pourri:

Olha Amor:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.