A História de Marcondes Rocco

Marcondes Portella dos Santos, nosso amigo Marcondes Rocco, foi cantor de rap/funk, professor de Educação Física e Artes, Ativista social, Militante Racial e Artista Plástico brasileiro.

 

Menino preto, pobre, criado em São João de Meriti, na baixada fluminense, nascido em Pilares. 

 

Marcondes, conhecido como Rocco,sempre teve a veia artística pulsante. 

 

Aos 6 anos, já fazia composições musicais. Cantou funk, fez fama, apareceu na TV, tocava nos rádios. Foi o intérprete do funk “Quebra corrente”, um dos mais tocados no ano, colocando-o no meio dos grandes nomes do gênero na década de 90.

 

A voz rouca é um marco do estouro no funk. Uma hora, largou o funk, para poder estudar.

 

Filho de funcionários públicos de uma família grande, unida, onde a educação sempre foi colocada como prioridade para os 3 filhos.

Quando criança desenhava perfeitamente e escrevia letras de músicas. Aprendeu a desenhar de forma autodidata e se aperfeiçoou com cursos. 

 

Começou a pintar seus desenhos com os dedos, não sabia usar os pincéis. Ganhou bolsa na escolas de artes, estudou no MAM de SP, no RJ estudou no ateliê Carlos Magno no Parque lage, passou a usar os pincéis e com eles, homenageou artistas e pessoas da comunidade negra importantes da história do Brasil.

 

Seu trabalho sempre acompanhou seu posicionamento ativista, especialmente enquanto homem negro e traduzindo suas ideias nas telas pretas.

 

Pouco antes de falecer, Rocco consegue inaugurar seu projeto social para ajudar sua comunidade. O projeto Fábrica de Sonhos continua em funcionando por intermédio de seus familiares.

 

Axé, Marcondes Rocco!

🌐

Acompanhe o(a) artista:

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

Entre A Arte e a Guerra: A História de Marcondes Rocco:

Live:

📚

Todas as histórias? Clique abaixo: