A História de Lupicínio Rodrigues

Lupicínio Rodrigues foi um cantor e compositor brasileiro. Lupi, como era chamado desde pequeno, compôs marchinhas de carnaval e sambas-canção, músicas que expressam muito sentimento, principalmente a melancolia por um amor perdido. 

 

Foi o inventor do termo dor-de-cotovelo, que se refere à prática de quem crava os cotovelos em um balcão ou mesa de bar, pede um uísque duplo, e chora pela perda da pessoa amada. 

 

Constantemente abandonado pelas mulheres, Lupicínio buscou em sua própria vida a inspiração para suas canções, onde a traição e o amor andavam sempre juntos.

 

Só saiu de Porto Alegre, apenas por alguns meses em 1939, para conhecer o ambiente musical carioca. Boêmio, foi proprietário de diversos bares, churrascarias e restaurantes com música. 

Torcedor do Grêmio, compôs o hino tricolor, em 1953.

 

Deixou cerca de uma centena e meia de canções editadas; outras centenas que compôs foram perdidas, esquecidas ou estão à espera de quem as resgate. 

 

Em 4 de novembro de 2014, a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu o título in memoriam de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Lupicínio Rodrigues.

 

Valeu, Lupi!

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

Vingança:

Nervos de Aço:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.