A História de João da Baiana

João Machado Guedes, conhecido como João da Baiana, foi um compositor popular, cantor, passista e instrumentista brasileiro.

 

Neto de ex-escravos, era o caçula de 11 irmãos. Seus avós mantinham uma tradicional quitanda de artigos afro-brasileiros e sua mãe, também quituteira, formava com Ciata e Amélia as conhecidas Tias Baianas que habitam os bairros cariocas da Cidade Nova e Saúde. Deriva desse fato seu apelido “João da Baiana”.

 

A situação familiar facilitava a participação desde cedo nas rodas de Candomblé, de Samba e de outras tradições culturais afro-brasileiras. 

 

Nesses encontros aprendeu a tocar pandeiro, que tornou seu principal instrumento, dentre outros instrumentos de percussão. 

 

Inicia a vida de instrumentista nos blocos e ranchos carnavalescos, mas é com o grupo de jovens que frequentavam a casa das Tias Baianas − como Pixinguinha e Donga − que começou a trajetória artística. 

 

Tem seu pandeiro (considerado um instrumento de marginal, na época) apreendido pela polícia, porém, o político Pinheiro Machado, seu admirador, faz uma dedicatória num de seus pandeiros e isso lhe dá salvo-conduto.

Após trabalhar no circo e atuar como pandeirista em conjuntos, foi convidado por Pixinguinha para compor o grupo Oito Batutas, em 1922, mas recusou a oferta para não perder o emprego fixo no cais do porto.

 

Instrumentista nato, suas canções mais conhecidas são Cabide de Molambo, 1928, e Batuque na Cozinha, 1968. 

 

Ele é um dos primeiros a gravar os então chamados pontos de macumba à frente do grupo João da Baiana e Seu Terreiro.

 

João da Baiana é um dos protagonistas das inúmeras experiências culturais e musicais que ocorrem na cidade do Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX. E sua vida é um retrato do berço do Samba carioca.

 

 

Salve, mestre!

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

Lamento:

Patrão Prenda Seu Gado:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.