A História de Fernanda Abreu

Fernanda Abreu é uma cantora, compositora e bailarina. O interesse pela música surgiu cedo, uma vez que a família desfilava anualmente no Carnaval, além de seu pai fazer parte de um grupo de Samba intitulado A Patota. 

 

A mãe de Fernanda, também cantava e tocava, tendo introduzido ela aos discos de diversos músicos brasileiros, incluindo Clara Nunes, Cartola, Nelson Cavaquinho, Roberto Ribeiro e João Nogueira. 

 

Estudou balé, violão, canto, dança clássica e dança contemporânea.

 

Aos 17 anos, foi aprovada no vestibular de arquitetura da UFRJ e de sociologia na PUC, optando por cursar a 1a opção. Abandonou o curso após o 1° semestre. Em 1980 decidiu estudar sociologia mas teve que trancar no último ano pela intensa rotina de shows.

 

Foi classificada pela imprensa como a pioneira da música pop dançante. Na ocasião encontrou resistência dos produtores, uma vez que o rock estava em alta no Brasil, insistindo que poderia ganhar notoriedade fazendo música pop ao eternizar: “Não tem mercado para o pop, mas vamos inaugurar”. Pelo seu estilo musical foi chamada de “a mãe do pop brasileiro” pelos jornais.

Em 1982 se tornou conhecida como backing vocal da banda Blitz.

 

Em 1992 é lançada sua faixa de maior sucesso, “Rio 40 Graus”, considerada pela imprensa um marco na música brasileira por misturar hip hop, disco music e funk, gêneros ainda marginalizados na época, e falar sobre o lado caótico do Rio de Janeiro, colocando Fernanda no posto de ícone ao levar a música da periferia às rádios.

 

Em 1995 Fernanda lançava seu álbum mais impactante, Da Lata, no qual aparecia nua no encarte, coberta apenas por sucata, e trazia uma mistura do pop com R&B e funk. 

 

Outra canção destacada foi “Garota Sangue Bom”, tida como uma extensão de “Rio 40 Graus” por explorar a imagem suburbana da capital carioca. O álbum foi escolhido como o melhor álbum latino-americano de 1995 pela Billboard.

 

Em 2004 Fernanda funda sua própria gravadora, Garota Sangue Bom Records.

 

Valeu, Fernanda!

🌐

Acompanhe o(a) artista:

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

Rio 40 Graus:

Jorge da Capadócia:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.