A História de Dominguinhos do Estácio

Domingos da Costa Ferreira, mais conhecido como Dominguinhos do Estácio, foi um compositor e intérprete de samba-enredo carioca. 

 

Começou sua trajetória no carnaval na então Unidos de São Carlos, no final dos anos 60, quando era compositor e cantor. 

 

Morador do bairro do Estácio levou o nome do local por onde passasse.

 

Em 1979 foi convidado para ser a voz oficial da Imperatriz Leopoldinense, sendo de sua autoria (juntamente com Darcy do Nascimento) o Samba que levou a agremiação de Ramos ao seu 1° título no Grupo Especial, em 1980. 

 

No ano seguinte, participou de mais uma conquista da Escola. Retornou à Unidos de São Carlos, quando esta mudou de nome para Estácio de Sá, permanecendo por lá até 1988, quando retornou à Imperatriz Leopoldinense.

 

Em 1989, participou de mais uma conquista da Imperatriz, cantando o célebre Samba “Liberdade, Liberdade, Abra as Asas Sobre Nós”. 

Em 1990, foi a voz oficial da escola Acadêmicos do Grande Rio, ajudando-a a ser promovida pela primeira vez ao Grupo Especial. 

 

Depois retornou ao berço do Samba, ajudando a conquistar seu único título na elite do carnaval, em 1992.

 

No carnaval de 1997, foi convidado a ser a voz oficial da Unidos do Viradouro, onde na estreia foi o intérprete e um dos compositores do samba-enredo “Trevas! Luz! A Explosão do Universo”, que deu à Escola niteroiense o seu primeiro título no Grupo Especial. 

 

Na Viradouro, Dominguinhos esteve por 11 anos. O cantor era o mais duradouro intérprete no carnaval carioca permanecendo no posto por 49 anos.

 

Fora do carnaval, Dominguinhos do Estácio já lançou quatro discos e participou de um grupo denominado Puxadores do Samba, que era composto pelo falecido Jackson Martins, Preto Jóia, Serginho do Porto e Wantuir.

 

Sua voz marcante foi soar no céu: “Olha o Dominguinhos chegando!”

 

Obrigado, Mestre!

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

Liberdade, Liberdade!:

O Ti Ti Ti do Sapoti:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.