Sacolinha cheia de doces para a criançada. Essa é uma imagem comum no dia 27 de setembro, pois nesta data as religiões de matrizes africanas comemoram o dia de “Cosme e Damião”.
A história dos gêmeos médicos que curavam sem cobrar já existe há quase 2 mil anos e sobrevive em forma de fé. Os doces são distribuídos para manter a bondade e a caridade dos irmãos.
Por difundir a fé em Cristo enquanto curavam, Cosme e Damião foram perseguidos e mortos pelo imperador romano Deocleciano, no dia 27 de setembro.
Nas religiões de matrizes africanas, algumas imagens de Cosme e Damião tem uma 3a criança menor entre os gêmeos. Trata-se do Doum. Várias lendas explicam quem é a 3a criança. Uma delas conta que Cosme, Damião e Doum eram trigêmeos e que com a morte de Doum os outros irmãos se tornaram médicos para curar a todas as crianças, sempre de forma gratuita. Doum é considerado o protetor das crianças até 7 anos de idade.
Diferente das religiões de matrizes africanas, a religião católica comemora a data dos gêmeos em 26 de setembro. Cosme e Damião, além de protetores das crianças e dos gêmeos, também são considerados patronos dos médicos e dos farmacêuticos.
Em homenagem à criançada, Doum, São Cosme e São Damião lançamos em nosso Samba-Okê as músicas: “Falange de Erê” e Patota de Cosme, versões de Zeca Pagodinho.
Você teria alguma informação a mais sobre estas entidades? Gostaria de ver o post sobre alguma outra entidade da nossa fé? Qual? Deixa aí no comentário pra gente trocar essa idéia.