Especial Consciência Negra – Karaokê 18/20 – Dona Ivone Lara – Sorriso Negro

“Um sorriso negro, um abraço negro, traz felicidade.”

Vamos falar dos nossos sorrisos? Afinal ser consciente não é só lutar e sofrer. A diversão se faz necessária para a cabeça e para a alma. E de todas as diversões, vou falar da minha favorita. Eu fico impressionado como o SAMBA está muuuuito entranhado em nossas vidas. Não precisa investir milhões em marketing como muitos segmentos fazem para poder manter a chama acesa. Óbvio que se a gente tivesse condições de fazer esses investimentos as coisas estariam bem melhores para quem trabalha no nicho. Mas a gente não tem. A gente só continua. Continua sambando pra esquecer momentaneamente os problemas, cantando pra encantar, tocando pra tocar o coração do nosso amado público. Não vejo nosso entretenimento como mais um uso da famosa política do pão e circo, com o objetivo de deixar o povo preto calado e inconsciente. Vejo como uma medicina natural para nos regenerar. Um momento de recarregar energias para as batalhas que ainda estão por vir.

Então vamos cantar a história de nossos sorrisos lá no youtube? Versão da Primeira Dama do Samba, a grande referência Dona Ivone Lara e Jorge Ben. O link está no meu perfil. E por falar em referência…

Na ilustração: Dona Ivone Lara. Essa rainha representa tudo o que há de melhor na cultura. Além da paz sem igual que ainda transmite através de suas músicas que nos deixou de legado, Dona Ivone também é símbolo de resistência negra e empoderamento feminino, uma vez que foi a primeira mulher a ser compositora de samba enredo. Salve, Dona Ivone!

Qual é a sua opinião sobre esse assunto? Deixa aí nos comentários pra gente trocar essa idéia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *