O G.R.E.S Paraíso do Tuiuti ou Tuiuti é uma escola de samba do RJ. Teve origem no Morro do Tuiuti, situada no bairro de São Cristóvão.
A fundação da escola foi concretizada apenas em 05 de abril de 1954. Apesar da própria escola adotar a mesma data do ano de 1952.
O nome “Paraíso do Tuiuti” e suas cores azul-pavão e amarelo-ouro derivam da junção de “Paraíso das Baianas” com “Unidos do Tuiuti”, as duas primeiras escolas do morro.
A Estação Primeira de Mangueira é a escola-madrinha da Paraíso do Tuiuti. As escolas têm ligação por serem de morros vizinhos.
Para o carnaval de 2018 o enredo da escola foi sobre os 130 anos da Lei Áurea, cujo título foi “Meu Deus! Meu Deus! Está extinta a escravidão?”. Diferente dos anos anteriores, a Tuiuti optou por encomendar seu samba-enredo à compositores da escola. Com este enredo, a escola surpreendeu porque ficou em segundo lugar. Estando por alguns momentos brigando pela liderança, sendo este seu melhor resultado na história da agremiação.
O samba homenageado da vez foi o de 2019: Salvador da Pátria (Tuiuti – 2019).
Nesse ano a escola manteve boa parte da equipe, apresentando como enredo a história do Bode Ioiô, figura conhecida no Ceará, para protestar contra os rumos da vida pública.
Reza o conto popular que o bode foi eleito vereador em 1922, como um protesto da população pela insatisfação com o domínio local da elite e do mundo político. O Ioiô é um grito, um berro de insatisfação popular”.
Fez um desfile correto plasticamente, embora com alguns problemas em quesitos de pista, a escola terminou com a oitava colocação.
Libera o berro do bode preso na garganta e venha cantar esse samba no nosso Samba-Okê!
Essa é a sua Escola do coração? Conta aí nos comentários mais coisa sobre ela para contribuir com esse post! Vamos trocar essa idéia.