O Grêmio Recreativo Escola de Samba Estácio de Sá, popularmente conhecida apenas como Estácio de Sá.
Inicialmente chamada Unidos de São Carlos, pois teve sua origem no Morro de São Carlos, só adotou o nome atualmente conhecido em 1983. Dessa forma representaria todo o bairro do Estácio.
Escola de samba tradicional do Rio de Janeiro, é considerada a primeira agremiação a usar o título de “Escola de Samba” – a Deixa Falar. Portanto, reconhecida pelo IPHAN como a primeira Escola de Samba do Brasil. O “berço do samba” possui 1 título de campeã do grupo especial do carnaval Carioca, conquistado em 1992.
Mas hoje vamos homenagear um dos sambas mais conhecidos e cantados na sapucaí: Tititi do Sapoti (1987).
A escola Estácio de Sá escolheu fazer o seu samba homenageando a fruta que encantou os colonizadores portugueses e fez tanto sucesso que virou a base do chiclete tutti-fruti. Por mais estranho que possa parecer, esse famoso samba-enredo, de fato, homenageia uma fruta, o sapoti.
Naquele ano, o samba, na voz de Dominguinhos do Estácio, fez um sucesso danado e caiu na boca do povo sendo cantado e eternizado.
A ideia fez tanto sucesso que a agremiação decidiu lançar uma nova versão da música em 2007.
Assim, a música conta que o sapoti veio de terras mexicanas, encantou D. João que levou para o deleite de toda a corte portuguesa. Rapidamente a fruta doce e deliciosa se espalhou no continente, chegando até no Oriente. E por fim, a seiva do sapoti virou chiclete e foi amplamente difundido com o tradicional sabor de tutti-fruti.
Mas o enredo não faria tanto sucesso, não fosse o refrão contagiante que exalta:
“Que tititi é esse / Que vem da Sapucaí”.
Esse samba contagiante está disponível no nosso Samba-Okê.
Essa é a sua escola do coração? Conta aí mais coisa sobre ela para contribuir com o post! Vamos trocar essa idéia.