A História de Mano Décio da Viola

Décio Antônio Carlos, mais conhecido como Mano Décio da Viola, foi um cantor e compositor de sambas brasileiro.

 

Natural da Bahia, mudou-se com os pais para Minas Gerais, onde foi registrado, e logo após mudou-se novamente para o RJ com apenas 1 ano de idade.

 

Em 1916, muda-se para o Morro da Mangueira e, em 1922, vai para o Morro da Serrinha, e lá desfila no Bloco “Vai Como Pode”, que dá origem à Portela.

 

Em 1934, ingressa na Escola de Samba Prazer da Serrinha, quando recebe o apelido “Mano Décio da Viola”, por conta de seu instrumento, o cavaquinho.

 

Com Bide e João de Barros, compôs seu 1° samba ‘’Vem, meu amor’’.

 

Nesse mesmo ano sofre um acidente de trabalho, descarregando latas de creolina no cais do porto, e fica cego de um olho (Sobre essa experiência compõe o samba Cego e Surdo).

No ano seguinte, leva o então professor de português, Silas de Oliveira, para a escola da Serrinha, onde ambos ficam até 1947, quando saem após um desentendimento e fundam, com outros sambistas, a Escola de Samba Império Serrano. 

 

Escola de Samba Império Serrano foi 4 vezes campeã do carnaval carioca cantando sambas compostos pelo, já assim chamado, Mano Décio.

 

Além da atuação como compositor de Sambas de Enredo, seu lado mais conhecido, como na regravação de Elis Regina de Exaltação a Tiradentes e Jair Rodrigues, com Heróis da Liberdade, Mano Décio é autor de sambas de terreiro e partidos-altos, com mais de 500 sambas, a grande maioria não registrada e gravou 4 LPs.

 

Seu filho Jorginho do Império é o grande responsável pela divulgação de sua obra, como na ocasião do centenário de seu nascimento.

 

Atualmente Mano Décio da Viola é o nome de uma rua onde viveu em Madureira, subúrbio do RJ.

 

Mano Décio da Viola é um dos formatadores do samba-enredo como um gênero dentro do Samba.  Foi uma peça fundamental para o nosso segmento.

 

Salve, Mestre!

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

Tocar na Banda:

Amor Aventureiro:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.