A História de Jamelão

Mestre Jamela: gogó de ouro! José Bispo Clementino dos Santos, mais conhecido como Jamelão, foi um cantor brasileiro, compositor e tradicional intérprete dos sambas-enredo da escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

 

Nasceu no bairro de São Cristovão e passou a maior parte da juventude no Engenho Novo. 

 

Trabalhou como engraxate e vendedor de jornal.  

 

Lá, começou a trabalhar, para ajudar no sustento da família. Levado por um amigo músico, conheceu a Estação Primeira de Mangueira, levado pelo sambista Gradim, e se apaixonou pela escola de Samba.

 

Ganhou o apelido de Jamelão na época em que se apresentava em gafieiras do Rio. 

 

Começou ainda jovem, tocando tamborim na bateria da Mangueira e depois se tornou o principal intérprete da escola, sucedendo o grande Xangô da Mangueira.

 

Conseguiu trabalhos no rádio e em boates. 

Foi “corista” do cantor Francisco Alves e, numa noite, assumiu o lugar dele para cantar uma música de Herivelto Martins.

 

A consagração veio como cantor de Samba. Sua primeira gravadora foi a Odeon.

 

De 1949 até 2006, Jamelão foi intérprete de Samba-enredo na Mangueira.

 

Em 1954, conquista seu primeiro título do Carnaval. No ano seguinte, o samba-enredo As Quatro Estações do Ano, que ele assina ao lado de Nelson Sargento e Alfredo Português, conquista o segundo lugar no Carnaval.

 

Em 1972 gravaria um LP somente com músicas do compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues, de quem passou a ser considerado o maior intérprete. 

 

Já na década de 1990, além de atuar na Mangueira, também participa da escola de samba Unidos do Peruche, de São Paulo, onde interpreta de 1991 a 1993. Em 1999, é eleito o intérprete do século do Carnaval carioca, prêmio concedido pelo jornal Folha de S.Paulo.

 

Nos anos 2000, torna-se presidente de honra da Mangueira. 

 

Em janeiro de 2001, recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, entregue pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. 

 

Continua como intérprete oficial da verde-e-rosa até 2006.

 

Jamelão é um dos maiores intérpretes de Sambas-enredos, não apenas por sua longevidade, mas principalmente pela qualidade de sua voz e pela sobriedade de sua interpretação, capaz de conduzir e empolgar os componentes na avenida.

 

Valeu, Mestre Jamela!

 

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

Nunca / Vingança

Seu Laço de Ouro:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.