A História de Gonzaguinha

Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, ou Gonzaguinha, foi um cantor e compositor brasileiro. Autor de grandes sucessos como “Sangrando”, “Eu Apenas Queria Que Você Soubesse”, “Começaria Tudo Outra Vez”, “É” e “O Que É, O Que É”.

 

Mais conhecido como Gonzaguinha, nasceu no morro de São Carlos, no Estácio, Rio de Janeiro.

 

Era filho registrado, mas não natural do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga.

 

Compôs a primeira canção “Lembranças da Primavera” aos 14 anos, e com 16 anos, foi morar na ilha do Governador, com o pai para estudar. Estudou Economia na Universidade Cândido Mendes. Na casa do psiquiatra Aluízio Porto Carrero conheceu e se tornou amigo de Ivan Lins.

 

Durante sua trajetória musical foi um dos artistas a se levantar contra a ditadura e teve mais de 50 músicas censuradas, entre elas, “Comportamento geral”: “Você deve rezar pelo bem do patrão e esquecer que está desempregado”.

De tão aguerrido e crítico, ganhou do mercado fonográfico o apelido de “cantor rancor”. Depois, porém, foi mudando a temática de seu trabalho, com canções como “Lindo lago do amor”, “O que é, o que é?” e “Explode coração”, gravada por Maria Bethânia. 

 

Pai de 4 filhos, suas composições foram gravadas por muitos dos grandes intérpretes da MPB.

 

Em 2017, Gonzaguinha foi tema do carnaval da Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, com o enredo “É! O Moleque desceu o São Carlos, pegou um sonho e partiu com a Estácio!”. A Estácio era a escola de coração do cantor.

Salve Mestre Gonzaguinha!

 

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

Sangrando:

Lindo Lago do Amor:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.