A História de Geraldo Filme

Geraldo Filme de Souza foi um compositor, cantor e militante negro brasileiro. Seu pai tocava violino, mas foi com a avó que conheceu os cantos de escravos que influenciaram sua formação musical.


Sua mãe tinha uma pensão nos Campos Elísios e ficou conhecida como “negra da pensão”. Ela fazia marmitas que o menino Geraldo entregava em toda a região, ficando conhecido como “Negrinho da Marmita”. 


Antes de ser dona de pensão, a mãe de Geraldo Filme foi empregada doméstica de uma família paulistana. Nessa época ela teve a oportunidade de acompanhar essa família em uma viagem a Londres. 


Depois de observar os movimentos sindicais em Londres ela teve a ideia de fundar o sindicato das empregadas domésticas, classe trabalhista, que em SP era formado praticamente apenas por mulheres negras. 


Esse sindicato deu origem ao grêmio recreativo que deu origem ao cordão carnavalesco que futuramente iria se transformar na Escola de Samba Paulistano da Glória.


Geraldo Filme quando pequeno passava um bom tempo nas rodas de Samba e tiririca (capoeira) que os carregadores e engraxates improvisavam, no Largo da Banana.

Nessa época o Samba, assim como muitas das manifestações culturais da população negra, eram proibidas. De modo que muitas vezes a roda era interrompida com a chegada da polícia.

 

Aos 10 anos, após ouvir o pai dizendo que em SP não se fazia Samba de qualidade como no RJ, Geraldo Filme compôs seu 1° Samba “Eu Vou Mostrar” com o intuito de provar ao pai que em SP havia Samba de qualidade.

 

Geraldo tem o nome ligado à história do Carnaval paulista. Respeitado e querido por todas as escolas, é lembrado principalmente por sua ligação com a Vai-Vai.

 

Trabalhou na organização do Carnaval na cidade de SP, tornando-se uma referência da cultura negra paulistana. 

 

Deixou poucas gravações, e boa parte de sua obra continua desconhecida. Gravou o LP “Geraldo Filme” em 1980 e “O Canto dos Escravos”, com Clementina de Jesus e Tia Doca da Portela em 1982.

Salve Mestre Geraldo Filme!

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

O Canto dos Escravos:

Tradição:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.