A História de Elizeth Cardoso

Conhecida como “A Divina”, Elizeth Moreira Cardoso é considerada uma das maiores intérpretes brasileiras, além de uma das mais talentosas cantoras de todos os tempos, reverenciada pelo público e pela crítica nacional e internacional.

 

Sua trajetória musical é marcada por um momento de convergência de dois movimentos: a chamada Era de Ouro do rádio e a invenção da bossa nova. 

 

Elizeth Cardoso nasceu no RJ, próximo ao Morro da Mangueira. Oriunda de uma família pobre, tinha o sonho de ser artista.

 

Era levada pelo pai para cantar pelos bairros da zona norte carioca, cobrando ingresso das outras crianças para ouvi-la cantar os sucessos da época.

 

Constrói sua formação musical “de ouvido”, acompanhando, na infância, as serestas do pai, o bloco carnavalesco da mãe e as reuniões na casa de Tia Ciata.

 

Ouvinte assídua de rádio, conhece bem o repertório de sua época, e tem por influências as cantoras Odete Amaral, Aracy de Almeida e Marília Batista.

 

Embora sempre almejasse brilhar nos palcos, sua vida não foi nada fácil: após concluir o curso primário, ela e seus irmãos tiveram que abandonar os estudos e ajudar no sustento da casa.

Começou a trabalhar aos 10 anos. Foi balconista, funcionária de uma fábrica de sabão e cabeleireira.

 

Começa a cantar profissionalmente em 1936, na Rádio Guanabara após um teste na qual foi aprovada em 1° lugar.

 

Com o tempo, apura seu estilo, incorporando elementos característicos daquelas intérpretes, como os vibratos e o prolongamento da consoante “r”. 

 

A gravação do LP “Canção do Amor Demais”, com composições de Vinícius de Moraes e 

Tom Jobim, com violão de João Gilberto, é um marco em sua trajetória.

 

Também na década de 60 a cantora lança o disco “Elizete Sobe o Morro”, marcando a estreia de sambistas que se tornam conhecidos posteriormente, como Nelson Cavaquinho e Paulinho da Viola.

 

Ela cantava Samba e música clássica com o mesmo êxito.

 

Salve, Mestra das Mestras.

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

Eu Bebo Sim:

Naquela Mesa:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.