A História de Dorival Caymmi

Dorival Caymmi foi um cantor, compositor, 

instrumentista, poeta, pintor e ator brasileiro.

Compôs inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano. Tendo como forte influência a música negra.

 

Dorival Caymmi nasceu em Salvador, Bahia. Era descendente de italianos, portugueses e africanos. Seu pai tocava piano, violão e bandolim e desde menino, Dorival, cantava no coro da igreja.

 

Era casado com Stella Maris, também cantora, com quem teve seus 3 filhos: Nana Caymmi, Dori Caymmi e Danilo Caymmi, que também seguiram a carreira musical, assim como suas netas Juliana e Alice.

 

Dorival Caymmi interrompeu os estudos no 1° ano do ginásio. Tinha curso de inglês, datilografia e escrituração mercantil.

 

Em 1938, Caymmi deixa o sossego da Bahia e vai para o RJ tentar a sorte. Tinha facilidade para o desenho e a experiência no jornal, esperava encontrar trabalho na imprensa.

 

Levado por Assis Valente e Lamartine Babo se apresenta na Rádio Nacional cantando “Noite de Temporal”, acompanhado do toque do berimbau.

Em seguida, foi apresentado ao diretor da Rádio Tupi que o contratou. No dia 24 de junho de 1938, Caymmi estreou cantando o samba “O Que é Que a Baiana Tem?”.

Com a canção, fez com que Carmen Miranda tivesse uma carreira no exterior, a partir do filme Banana da Terra.

 

Filho de santo de Mãe Menininha do Gantois, para quem escreveu em 1972 a canção em sua homenagem: “Oração de Mãe Menininha”, gravado por grandes nomes como Gal Costa e Maria Bethânia.

 

Nesse mesmo ano, Dorival Caymmi foi condecorado com a Ordem do Mérito do Estado da Bahia.

 

Em 1975, Caymmi lançou a música “Modinha para a Gabriela”, baseada no romance Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado. Posteriormente a música foi gravada por Gal Costa e foi tema da novela Gabriela exibida pela Rede Globo.

 

Entre suas canções de sucesso estão “Samba da Minha Terra”, “Marina”, “Samba da Bahia”, “O Dengo Que a Nega Tem”, “Modinha para Gabriela”, “Maracangalha” e “Saudade de Itapoã”.

 

Salve Mestre Dorival!

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

Minha Jangada Vai Sair Pro Mar:

É Doce Morrer No Mar:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.