A História de Camunguelo

Cláudio Camunguelo ou apenas Camunguelo, nome artístico de Cláudio Lopes dos Santos foi um compositor e músico brasileiro.

 

Estivador por profissão, Camunguelo era flautista e grande partideiro, compositor de mão cheia, além de excelente cantor e dançarino.

 

Era daqueles que usavam boina branca e cordão prateado no pescoço. Figura fácil no circuito do Samba e do choro da cidade.

 

O compositor era portelense de coração. Autodidata, começou a trabalhar com música ainda jovem e aos 16 anos já estava compondo mesmo sem saber ler partitura. Iniciou na música gravando jingles para a Rádio Nacional.

Legítimo representante dos grandes compositores da zona portuária do RJ e das bandas de Irajá, na época que começou a compor também fazia flautas de bambu e plástico.

 

Já era veterano no Samba quando conheceu o parceiro Zeca Pagodinho, então com 16 anos. Fizeram juntos ‘Sinuca de Bico’ e depois ‘Amarguras’.

“Sou Claudio Lopes dos Santos, o popular Claudio Camunguelo”, apresenta-se ele, sem conseguir explicar direito o motivo do apelido dado pelo companheiro de Samba Arlindo Cruz.

 

Esse ícone não poderia faltar na nossa lista de celebridades do Samba.

 

Salve, Camunguelo!

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

Meu Gurufim:

Joanita:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.