A História de Sandra de Sá

Sandra de Sá é uma cantora e compositora carioca. De Pilares, a música está em sua genética, já que seu pai era baterista. Sua voz grave e potente vem de sua

africanidade, pois é neta de um caboverdiano.


É detentora de diversos prêmios de melhor cantora e melhor música/disco, considerada expoente em diversos gêneros musicais, com enfoque para a música popular brasileira e black music mundial. 


Acompanhando seu pai em shows, em sua adolescência, Sandra frequentava os bailes de gafieira, Samba e Soul, em Pilares e adjacências, bem como a quadra da Caprichosos de Pilares. 


Aprendeu sozinha a tocar violão. Com o incentivo dos pais, começou a se apresentar em escolas de Samba e em pouco tempo, Sandra de Sá tornou-se considerada a rainha do soul brasileiro.


Em 1977, começou a estudar psicologia na Universidade Gama Filho, curso que teve de abandonar quase no momento de concluir, pois despontou como compositora, tendo uma de suas composições da época, “Morenando”, gravada por Leci Brandão. 


Logo depois, também despontou como intérprete.


O sucesso para valer, como cantora, veio já no começo de 1980.

Se tornou uma das maiores cantoras de trilha de novelas. Nessa época, surgiram os maiores hits de sua carreira, as músicas “Retratos e Canções”, “Joga Fora no Lixo” e “Bye Bye Tristeza”.

 

Sandra criou a expressão “Música Preta Brasileira”, brincando com a sigla MPB. Segundo Sandra, “a nossa música é essencialmente preta (suingada/balançante), pois começa e termina no tambor, no suingue. 

 

Não há ritmo que cantemos ou toquemos aqui que não contenha um toque de brasilidade. Isto é a nossa pretitude.”

 

Foi homenageada pela Prefeitura do Rio de Janeiro sendo escolhida para dar nome a maior Lona Cultural do Rio.

 

Sandra também despontou como atriz no seriado Antônia, na Rede Globo. Trabalhou no projeto “Quilombola”, visitando quilombos pelo Brasil e participando ativamente das ações da Fundação Palmares. 

 

Sandra fundou com um grupo de artistas, intelectuais e formadores de opinião a AABRARTE, Academia Afro-brasileira de Arte.

 

Obrigado por tudo, Sandra!

🌐

Acompanhe o(a) artista:

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

Olhos Coloridos:

Retratos e Canções:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.