A História de Paulinho da Viola

Paulinho da Viola, nome artístico de Paulo César Batista de Faria, é um cantor, compositor, cavaquinista e violonista brasileiro.

 

Paulinho da Viola, nasceu no bairro do Botafogo, no RJ, numa família de classe média onde tudo era pretexto para uma festa.

 

Seu pai, violonista, era integrante de um grupo de choro. E desde pequeno, Paulinho conviveu com grandes nomes do choro, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim. 

 

Embora o pai não desejasse que o filho se tornasse músico, este, contudo, o convenceu a lhe dar um violão, instrumento que começou a aprender a tocar sozinho, aos 15 anos e, logo depois com aulas mais aprofundadas. 

 

Ao mesmo tempo, começou a se envolver com carnaval e organizou um bloco carnavalesco. Ingressou na ala de compositores da escola Unidos de Jacarepaguá e logo após seria convidado a conhecer a escola de Samba Portela, sua escola de coração.

 

Levado por um amigo ao Zicartola, bar e restaurante fundado por Cartola e a Dona Zica na Rua da Carioca, o jovem Paulinho acompanhava, no cavaquinho ou no violão, compositores e intérpretes e também se apresentando cantando suas músicas. Neste bar recebeu o seu primeiro cachê profissional. 

Ainda muito jovem após fazer um show com o compositor Zé Keti, foi incentivado pelo mesmo a cantar suas próprias músicas.

 

Seguindo o conselho dos amigos, decidiu abandonar seu posto de bancário para se dedicar à música. 

 

Nesse mesmo ano, 1964, seu primo, diretor de bateria da Portela, convenceu a mudar de escola de Samba e o apresentou para a ala de compositores da azul e branco, onde Paulinho mostrou a 1a parte de um Samba que fazia e que Casquinha chegou com a 2a parte, criando-se assim “Recado” e entrando para as graças da família Portelense.

 

Na gravação de LPs o jornalista Sérgio Cabral e Zé Keti bolaram o nome artístico Paulinho da Viola.

 

No início de carreira Paulinho foi parceiro de nomes ilustres do Samba carioca, como Cartola e Elton Medeiros. 

Salve Paulinho da Viola!

🌐

Acompanhe o(a) artista:

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida:

Timoneiro:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.