A História de Aracy Almeida

Aracy Teles de Almeida foi uma cantora brasileira que teve grande convivência com o compositor Noel Rosa. 

 

Também foi jurada do programa Show de Calouros de Silvio Santos. Era conhecida como “Dama da Central” (do Brasil), pois somente viajava de trem, “A Dama do Encantado” (em referência ao bairro em que morou no Rio), ou “O Samba em Pessoa”.

 

Cantava Samba, mas era apreciadora de música clássica e se interessava por leituras de psicanálise.

 

Tratada por amigos pelo apelido de “Araca”, Noel Rosa disse, em entrevista, que Aracy de Almeida era, na opinião dele, a pessoa que interpreta com exatidão o que ele produzia.

 

Foi criada no subúrbio carioca, no bairro de Encantado, numa grande família protestante; o pai, Baltazar Teles de Almeida, era chefe de trens da Central do Brasil e a mãe, Hermogênea, dona de casa. Tinha apenas irmãos homens.

 

Aracy costumava cantar hinos religiosos na Igreja Batista e, escondida dos pais, cantava músicas de entidades em terreiros de candomblé.

Conheceu Noel Rosa e aceitou o convite, que ele lhe fez, para “tomar umas cervejas cascatinhas na Taberna da Glória”. Desde este dia, o acompanhou todas as noites.

 

No ano seguinte, gravou para o Carnaval seu primeiro disco com a música “Em plena folia” (Julieta de Oliveira). 

 

Em 1935 assinou seu 1°contrato com a Rádio Cruzeiro do Sul e gravou “Seu Riso de Criança”, composição de Noel Rosa, de quem se tornaria a principal intérprete.

 

Foi, ao lado de Carmen Miranda, a maior cantora de Sambas dos anos 30. 

 

Depois de atuar com sucesso na boate Vogue em Copacabana na década de 40, entre 1950 e 1951, gravou dois álbuns dedicados a Noel Rosa, que seriam responsáveis pela reavaliação da obra do poeta da Vila.

Salve Mestra Aracy de Almeida.

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

O Passarinho do Relógio:

Último Desejo:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.