A História de Aldir Blanc

Aldir Blanc Mendes foi um letrista,compositor e cronista brasileiro.

 

Carioca nascido no Estácio, passou muito da infância com os avós em Vila Isabel, bairro de cenário e muitos tipos fundamentais aos futuros textos e crônicas criadas. 

 

Quando tinha 11 anos, seus avós foram morar no Estácio. Com o passar dos anos, o contato com os malandros da área ficava cada vez pior, o que levou os avós a persuadi-lo a morar com um primo mais velho, na Tijuca, que o levou a conhecer bailes, noitadas boêmias, mulheres, futebol, a quadra do Salgueiro e os blocos de Carnaval.

 

Aluno exemplar tornou-se médico formado pela Escola de Medicina e Cirurgia do RJ, hoje parte da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) com especialização em psiquiatria, abandonou a profissão para se tornar compositor e um dos grandes letristas da história da música brasileira.

 

Em 50 anos de atividade como letrista e compositor, foi autor de mais de 600 canções. 

Sua principal parceria se deu com João Bosco, e foi considerada como uma das “duplas fundamentais da MPB”. Blanc teve cerca de 50 parceiros em sua carreira, destacando-se também, Moacyr Luz, Maurício Tapajós e Carlos Lyra. 

 

Entre seus trabalhos mais notáveis como letrista estão “O Mestre-sala dos Mares”, “Dois pra Lá, Dois pra Cá”, “Kid Cavaquinho”, “O Ronco da Cuíca”, “O Bêbado e a Equilibrista” e “Resposta ao Tempo”.

 

Além de letrista, Blanc foi também cronista, tendo escrito colunas em publicações como Jornal do Brasil e O Dia. Muitas dessas crônicas foram lançadas mais tarde como livros.

 

Vascaíno e salgueirense boêmio, por muitos foi considerado como um dos maiores letristas e compositores brasileiros.

 

Valeu, Mestre Aldir!

🎵

As Mais Ouvidas no YouTube:

O Bêbado e a Equilibrista:

Resposta Ao Tempo:

🎤

SAMBA-OKÊ - Karaokê de Samba!

SAMBA-OKÊ - O primeiro Karaokê de Samba e Cultura Negra da História!

📚

Todas as histórias? Clique abaixo:

📱

Quer sua história contada aqui? Chame no What's App: (21)98505-4190.