Xangô

Xangô é uma entidade (Orixá) bastante cultuada pelas religiões afro-brasileiras, considerado Deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais.
Este orixá é considerado o mestre da sabedoria, gerando o poder da política e justiça. Os crentes em sua existência recorrem ao Orixá para resolver problemas relacionados com documentos, estudos, trabalhos intelectuais e etc.
De acordo com a lenda, Xangô era o rei de Òyó – região que hoje é a Nigéria – e possuía um caráter autoritário e violento, além de ser extremamente viril, atrevido, vaidoso e justiceiro. Conhecido por praticar uma justiça dura, justa e cega, como uma rocha – que aliás é outro elemento que o representa: a rocha.
O “Machado de Xangô” ou Oxé, é o símbolo principal de Xangô. A arma é um machado de duas lâminas que, quando os seus “filhos” (pessoas que dentro dos cultos da umbanda e candomblé incorporam o espírito de Xangô) estão em transe, carregam com as mãos.
Em homenagem a esse poderoso Orixá lançamos em nosso Samba-Okê o samba enredo da Acadêmicos do Salgueiro 2019. Aproveitando também o dia em que se comemora as religiões africanas lançamos em nosso Samba-Okê uma playlist de pontos de umbanda e candomblé. Bora lá saravar geral? 

Você teria alguma informação a mais sobre esta entidade? Gostaria de ver o post sobre alguma outra entidade da nossa fé? Qual? Deixa aí no comentário pra gente trocar essa idéia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *