Dia 13 de maio é dia de Preto-Velho na umbanda. Dia de comemorar com festa estas entidades que representam velhos
negros e negras, espíritos de antepassados.
Velhos escravos que voltam à terra para ajudar as pessoas, e são muito queridos pelos fiéis.
Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de ancestrais que viveram nas senzalas, majoritariamente como
escravos que morreram no tronco ou de
velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.
Os Pretos velhos seriam as entidades mais conhecidas nacionalmente, mesmo por leigos que só ouviram falar destas religiões afro-brasileiras. O Preto velho é lembrado também pelo instrumento que normalmente utiliza, o cachimbo.
São considerados divindades purificadas. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos “seus filhos”.
Hoje também é celebrado o dia da Abolição da Escravidão no Brasil (assinatura da Lei Áurea). Data essa de muita luta por dignidade a população negra.
Em homenagem a nossa ancestralidade e aos velhos sábios e aos ex escravos e seus descendentes lançamos em nosso Samba-Okê a obra: “100 anos de Liberdade: Realidade ou Ilusão”. Samba-enredo dessa temática que continua muito atual nos dias de hoje.
Hoje é dia de cantar alto: “Será que já raiou a liberdade?”
Além disso, temos um lançamento surpresa! O vídeo “Salve a Negritude!”, parceria com Projeto Criolice, acaba de ficar on. Um compilado com o melhor do Samba de conscientização do povo preto. Dá um clique no link da bio pra conferir esse show!
Você teria alguma informação a mais sobre estas entidades? Gostaria de ver o post sobre alguma outra entidade da nossa fé? Qual? Deixa aí no comentário pra gente trocar essa idéia.