G.R.E.S. Império Serrano

Império é originária do Morro da Serrinha. Foi fundada em 23 de março de 1947. A escola tem como cores o verde e o branco. A Coroa Imperial Brasileira é o seu símbolo e São Jorge é o seu santo padroeiro.
Possui 9 títulos de campeã. Desfilou pela primeira vez em 1948, sendo tetracampeã nos 4 primeiros desfiles que participou.
Em 2001 foi condecorada com a Ordem do Mérito Cultural. A escola é uma das maiores vencedoras do prêmio Estandarte de Ouro, conhecido como “oscar do carnaval”.
Introduziu instrumentos como o prato, o reco-reco, a frigideira e o agogô de quatro bocas na bateria; e criou os destaques de luxo.
A bateria da escola é denominada “Sinfônica do Samba” e tem como marca registrada a ala de agogôs. Também foi responsável pela primeira escola de samba mirim da história, o “Império do Futuro”, criado em 1983.
Sua discografia é marcada por clássicos do gênero de samba enredo como “Aquarela Brasileira”.
A ala de compositores da escola é considerada referência pelos sambistas. Por ela, passaram Silas de Oliveira, Mano Décio da Viola, Aniceto, Dona Ivone Lara, Beto Sem Braço, Arlindo Cruz, entre outros.
Falando em clássicos, escolhemos um deles para homenagear: Bum, Bum, Praticumbum, Prugurundum.
Nesse ano,a escola foi campeã do Grupo Especial pela nona e última vez.
Fernando Pamplona, propôs o enredo a partir de uma entrevista de Ismael Silva sobre as origens do samba carioca. Ao explicar a diferença entre o maxixe de Donga e João da Baiana e o samba do Estácio, de Bide e Rubens Barcelos, o sambista recorreu a duas onomatopéias: “O samba era assim: tan tantan, tan, tantan. Aí, a gente começou a fazer um samba assim: bum bum paticumbum prugurundum”.
O enredo apresentou, assim, uma crítica à espetacularização do carnaval que acabava descaracterizando as escolas de samba e desprezando o papel do sambista.
O samba foi composto por Beto Sem Braço e Aluízio Machado. A letra versa sobre as alegrias do carnaval, sua formação e evolução na avenida.

Vamos lá no Samba-Okê, cantar?

Essa é a sua Escola do coração? Conta aí nos comentários mais coisa sobre ela para contribuir com esse post! Vamos trocar essa idéia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *