Especial Consciência Negra – Karaokê 16/20 – Império Serrano 1969 – Heróis da Liberdade

“Já raiou a liberdade
A liberdade já raiou
Esta brisa que a juventude afaga
Esta chama que o ódio não apaga
Pelo universo é a evolução
Em sua legítima razão”

Evolução. Evoluir é aprender, se tornar melhor. A raça humana lá nos primórdios não era muito diferente dos outros animais carnívoros. Perceberam que em grupos tinham mais chance de sobreviver. Começou a vida em SOCIEDADE. Surgiu a PROPRIEDADE. “Isso é MEU”. Com a necessidade de se ter o que o outro tinha, surgiu a TROCA(escambo). Mais pra frente, para facilitar a logística de se adquirir algo para incluir na sua propriedade, surgiram as moedas. A partir daí, deu ruim. Começou a valer de tudo para se ter a tal da moeda. Desde trair seu próprio messias a escravizar civilizações inteiras. E dentre todas as  escravidões a mais recente foi a do povo negro. Por isso é a que mais tem reflexo nos dias atuais. A libertação nao foi concedida, foi conquistada. Mas a declaração de abolição por si só, além de uma grande conquista do povo negro, é um marco na evolução dos humanos. A maioria dos descendentes dos fazendeiros hoje já acha que a escravidão foi um absurdo(Tem uns que não, queriam que ela voltasse mesmo). Quem sabe daqui a muitos anos poderão estar cogitando uma real reparação? Vem evolução, chega logo!

E pra comemorar esse marco evolutivo, bora cantar Heróis da Liberdade, esse samba enredo lindão? Versão do mestre @dudunobresamba. O link do youtube tá na bio.

Na ilustração: Tereza de Benguela. Líder do Quilombo de Quariterê, que resistiu por duas décadas. O mais interessante lá é que Tereza dividia a administração com representantes de cada raça. Tinha um parlamento composto igualitariamente por representantes dos Negros, Brancos(Sim, ela aceitava brancos rebeldes) e Índios que lá moravam. Igualzinho o Brasil de hoje né? Kkkkkk Em homenagem a Tereza de Benguela, o dia 25 de julho é oficialmente no Brasil o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Qual é a sua opinião sobre esse assunto? Deixa aí nos comentários pra gente trocar essa idéia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *