“Levanta, preta, que o sol tá na janela. Leva a gamela pro xaréu do pescador. A alforria se conquista com o ganho, e o balaio é do tamanho do suor do seu amor.”
Karaokê 11/20 – Viradouro 2020 – De Alma Lavada
Vamos falar de Carnaval? A Grande Festa do Povo Negro! A grande festa para o povo negro ver na televisão, só se for. Há quem diga que a cultura se perdeu. Eu digo que ela foi tomada. Agora são Escolas de Samba S/A. É preciso ter muita grana para curtir um carnaval confortável naquela mesma sapucaí que a gente acreditava que era para o povão. E o pior, tiveram que adaptar para receber esse público de grana. O maior show da Terra acontecendo e a poucos metros de distância, num camarote qualquer, está rolando um show de sertanejo ou aquele funk da pesada. Se quiseram tomar o espaço porque não deixam como opção apenas o desfile para valorizar nossa cultura? Não dá tanta grana, né? Eu hein, tenham consciência!
O Karaokê do dia é o samba campeão do carnaval de 2020. Uma homenagem muito bonita que a galera que estava na festa pop no camarote nem se ligou! Bora lá no “Iutubiu” cantar? O link tá no meu perfil.
Na ilustração: As Ganhadeiras de Itapuã. Ganhadeiras eram escravas e filhas de escravas que vendiam comida e outros bens de consumo. Algumas chegaram a comprar sua liberdade com o que vendiam, mesmo tendo que dar a maior parte do valor arrecadado para seus “donos”. Hoje existe o grupo musical com o mesmo nome que contam e cantam as histórias das vendedoras de barraquinha desde a época da escravidão até os dias de hoje.
Qual é a sua opinião sobre esse assunto? Deixa aí nos comentários pra gente trocar essa idéia!