“Eu quero ver quando Zumbi chegar!”
Sabe quando nos sentimos usados, que causa uma angústia enorme no coração? Imagine um povo ser carregado à força da sua terra, separado da sua família e obrigado a trabalhar, sendo tratado como um objeto… Imagine um povo, que durante séculos foi proibido de ter acesso à educação, à sua própria cultura e à sua própria religião… Imagine sofrer os piores castigos físicos e psicológicos que uma mente cruel pode inventar… Imagine depois disso tudo e mais um pouco, esse povo ainda resistir…
Agora não precisa mais imaginar. É só olhar em volta. É só olhar para você. Você é reflexo disso tudo. Tenha orgulho da resistência do seu povo e consciência de que a luta pela igualdade está longe do fim, pois assinatura de carta não transforma história de raça nenhuma.
A música Zumbi de Jorge Ben te leva direto à época da opressão maior. Uma verdadeira obra prima sobre o assunto. E a versão da Ellen Oléria faz qualquer negro ou não-racista se emocionar. Que pressão, que voz, que interpretação! Agora, vamos cantar mais esse grito de guerra lá no canal(link na bio)?
Na ilustração: Zacimba Gaba, uma princesa de Angola sequestrada e escravizada aqui junto com seu povo. Sempre sofreu muitos castigos por desobediência e tudo só piorou quando descobriram que ela era princesa de seu povo. Passou a sofrer estupros(a propósito, ESTUPRO CULPOSO NÃO EXISTE). Ela esperou o momento certo para envenenar o dono da fazenda colocando veneno de cobra em sua comida e em seguida começou uma rebelião, onde todos os tortutadores foram mortos, e a família do fazendeiro foi poupada. Longe das correntes, fundou seu Quilombo. Não satisfeita, continuou liderando ataques a outras fazendas de escravos e a navios negreiros, morrendo em uma destas batalhas. Valeu, Zacimba! Porque não me contaram isso na escola???
Qual é a sua opinião sobre esse assunto? Deixa aí nos comentários pra gente trocar essa idéia!