Sacolinha cheia de doces para a criançada. Essa é uma imagem comum no dia 27 de setembro, pois nesta data as religiões de matrizes africanas comemoram o dia de “Cosme e Damião”.
A história dos gêmeos médicos que curavam sem cobrar já existe há quase 2 mil anos e sobrevive em forma de fé. Os doces são distribuídos para manter a bondade e a caridade dos irmãos.
Por difundir a fé em Cristo enquanto curavam, Cosme e Damião foram perseguidos e mortos pelo imperador romano Deocleciano, no dia 27 de setembro.
Nas religiões de matrizes africanas, algumas imagens de Cosme e Damião tem uma 3a criança menor entre os gêmeos. Trata-se do Doum. Várias lendas explicam quem é a 3a criança. Uma delas conta que Cosme, Damião e Doum eram trigêmeos e que com a morte de Doum os outros irmãos se tornaram médicos para curar a todas as crianças, sempre de forma gratuita. Doum é considerado o protetor das crianças até 7 anos de idade.
Diferente das religiões de matrizes africanas, a religião católica comemora a data dos gêmeos em 26 de setembro. Cosme e Damião, além de protetores das crianças e dos gêmeos, também são considerados patronos dos médicos e dos farmacêuticos.
Em homenagem à criançada, Doum, São Cosme e São Damião lançamos em nosso Samba-Okê as músicas: “Falange de Erê” e Patota de Cosme, versões de Zeca Pagodinho.
Você teria alguma informação a mais sobre estas entidades? Gostaria de ver o post sobre alguma outra entidade da nossa fé? Qual? Deixa aí no comentário pra gente trocar essa idéia.
Hello there, just becam alert to yohr blog thhrough Google, annd fouynd hat it iis truly informative.
I’m gonna watch out for brussels. I’ll appreciate iff yyou coontinue tnis iin future.
A lott of prople will bbe bsnefited frtom your writing.
Cheers!